Retomada dos estabelecimentos geram necessidades de manutenção em caixas d’água e reservatórios

Retomada dos estabelecimentos geram necessidades de manutenção em caixas d’água e reservatórios

A retomada dos estabelecimentos comerciais que manipulam alimentos, restaurantes, panificadoras, lanchonetes entre outros, trazem preocupação com a correta manutenção dos reservatórios de água.

Cabe orientar os empresários e responsáveis sobre a qualidade da água presente nos reservatórios das empresas, que ficaram sem uso, por um longo período de tempo, sobre a necessidade da limpeza e desinfecção corretos para utilização.

Além das empresas, a preocupação ocorre em relação às escolas e creches, que também permaneceram fechadas por vários meses, pois com a degradação do cloro presente na água gerou-se a necessidade de manutenção dos resíduos mínimos para evitar o crescimento microbiológico.

Porque limpar os reservatórios e as caixas d’água?

Para Roberto Carlos Papa, representante da HidroAll Brasil, “é de extrema importância manter a água livre de resíduos danosos, e para que isso ocorra da maneira correta, é necessário contratar uma empresa especializada para verificar e inspecionar as condições da água armazenada.

A limpeza e desinfecção dos reservatórios deve ser realizada de forma a garantir a retirada te qualquer resíduo estranho dentro do reservatório, seja microbiológico ou sólido, inspecionar as condições estruturais, se não existem trincas e rachaduras, degradação estrutural e se estão devidamente fechados, para impedir a entrada de animais.

Caso não seja possível os reparos nos reservatórios estes devem ser substituídos.

Os filtros instalados antes da caixa de água e também nos bebedouros, devem ser inspecionados e limpos, e se for o caso substituídos, conforme orientação dos fabricantes.

Qual o período ideal para limpeza dos reservatórios e caixas de água?

O período adequado para a limpeza dos reservatórios e de no mínimo a cada 06 (seis) meses, ou sempre que se notar alteração na cor e gosto da água, ou até mesmo, imediatamente após o rompimento da rede da rua e seu retorno do fornecimento.

Quem pode realizar a limpeza dos reservatórios e caixas de água?

Importante somente contratar empresas especializadas e devidamente registradas para execução dos serviços de limpeza e desinfecção das caixas de água, que possam fornecer os comprovantes da execução e Analises físico química e bacteriológicas de qualidade da água, pós limpeza, e que elaborem um relatório das condições dos reservatórios antes e pós limpeza, de preferência com fotos de todo o processo. Evite utilizar pessoas ou empresas sem habilitação, podem ser mais baratos, mais podem lhe custar muito caro.

Qual o produto indicado para limpeza e desinfecção das caixas de água?

Outra orientação do representante é a utilização do Hidrosan Plus Efervescente que são tabletes pré-dosados que atendem o tratamento da água reservada ao consumo humano, com toda segurança, e também a higienização dos hortifrutícolas, utensílios, limpeza e higienização de reservatórios e caixas d’água, entre outros sem a necessidade de enxague. Importante sempre guardar os comprovantes de execução dos serviços de limpeza de reservatórios e das caixas de água, notas fiscais, Certificados, Analises e Laudos, caso sejam necessários em caso de uma fiscalização da Vigilância Sanitária e principalmente de seus clientes e usuários.

 

Fonte: Pragas & Eventos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *