Setor perde 16% de valor

Setor perde 16% de valor

Analisando os preços praticados, a atividade da prestação de serviço de controle de vetores e pragas perdeu 16% de valor nos últimos 10 anos. A Análise Setorial PHCFOCO aproveitou o debate atual promovido pelo Pragas & Eventos para atualizar esta estatística comparando o reajuste de preços no setor (56%) e a inflação medida pelo IPCA serviço no mesmo período (72%).

Esta estatística quer dizer que o mercado poderia ser 16% maior, ou que as empresas poderiam estar investindo mais em inovação, qualidade (processo, organização, estrutura) e produtividade, na formação de capital humano e na geração de emprego e renda. Esta estatística quer dizer também que as empresas não estão conseguindo criar valor e negociar aumentos com suas carteiras de clientes.

Como resolver a questão?

Como o tema é amplo, acredito que a atividade tenha vários princípios/fundamentos a serem implantados. E para implementar princípios/fundamentos é necessário disciplina e fé/acreditar enquanto aguarda os resultados.

Vi que os autores dos artigos que participaram do debate citaram várias ações e gostaria de aproveitar a oportunidade para reforçar duas:

1. Que as empresas tenham um projeto financeiro, um planejamento de quanto vai custar a empresa no próximo ano:

Geração de informações úteis para serem incorporadas nas estratégias, programas e processos (inclusive na gestão de preço);

2. Que as empresas levantem junto aos clientes o que eles mais valorizam:

Referências para as empresas calcularem se estão entregando mais ou menos benefícios que a concorrência e quais benefícios priorizar.

Mesmo que estes dois mecanismos não resolvam 100% a questão, creio que dão uma boa fortalecida na racionalidade do tema, o que permite que as empresas sejam mais assertivas na hora das vendas e das renovações.

Para contribuir com este tema a Análise Setorial PHCFOCO em parceria com o Pragas & Eventos seguirá este ano com o Workshop Precificação: Programas e Estratégias que ocorrerá de dois em dois meses em 2021. Cada workshop possui 3 horas de aula teórica e 3 horas de aula prática. Em 2020 tivemos 100% de satisfação de todos os participantes.

Os patrocinadores do DASPE (CITROMAX, NEOGEN E SYNGENTA) possuem gratuidades para o treinamento e clientes da PHCFOCO, da CYGNUS, do Pragas e Eventos e das associações parceiras têm acesso a desconto. As inscrições são feitas junto ao Pragas & Eventos.

 

 

Fonte: Pragas & Eventos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *