Paraíba identifica dois tipos de vírus da dengue no estado, diz boletim

Paraíba identifica dois tipos de vírus da dengue no estado, diz boletim

Existem dois tipos de vírus da dengue (sorotipos denv-1 e denv-2) registrados no estado, de acordo com o sétimo Boletim Epidemiológico das Arbovirores (dengue, zika e chikungunya) na Paraíba, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta segunda-feira (31). Até o momento foram registrados 5.186 casos prováveis de dengue, 1.119 de chikungunya e 243 do vírus zika.

Foram registradas 19 mortes suspeitos por arboviroses, sendo dois casos confirmados por dengue em Sapé e Santa Rita e dois casos confirmados por chikungunya, em João Pessoa. São seis casos descartados ao todo e nove ainda seguem em investigação.

O relatório aponta que a notificação dos agravos sofreu uma queda, em relação ao mesmo período no ano anterior, o que reflete a necessidade de intensificar a notificação dos casos pelos municípios. No mesmo período de 2019, foram confirmados 13 mortes, destas, nove foram por dengue, 3 por zika e 1 por chikungunya.

As regiões com maior incidência de arboviroses são a 13ª, 4ª e 15ª Região de Saúde:

– 13ª Região de Saúde: Cajazeirinhas, Lagoa, Paulista, Pombal, São Bentinho e São Domingos.

– 4ª Região de Saúde: Baraúna, Barra de Santa Rosa, Cubati, Cuité, Damião, Frei Martinho, Nova Floresta, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Picuí, São Vicente do Seridó, Sapé e Sossêgo.

– 15ª Região de Saúde: Alcantil, Aroeiras, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boqueirão, Cabaceiras, Caturité, Gado Bravo, Natuba, Queimadas, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, São Domingos do Cariri e Umbuzeiro.

 

Fonte: G1 Paraíba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *